Endoscopia Ginecológica

VÍDEO-HISTEROSCOPIA E VIDEOLAPAROSCOPIA

Nos últimos anos, com o avanço tecnológico observado em todos os setores profissionais e ramos da sociedade, a medicina também desenvolveu procedimento minimamente invasivo para o tratamento de algumas patologias ginecológicas. Neste contexto, foram desenvolvidas modernas tecnologias ópticas, de processamento de imagem e de transmissão de luz, denominando-se Endoscopia Ginecológica. Este ramo consiste na realização da vídeo-histeroscopia e/ou videolaparoscopia. Estas modernas intervenções médicas permitem adequado tratamento de patologias femininas com inúmeros benefícios à mulher, entre eles o rápido retorno aos seus afazeres diários, menor cicatriz (ou nenhuma) e menor tempo de permanência no hospital.

A vídeo-histeroscopia é um procedimento endoscópico realizado no consultório (histeroscopia diagnóstica) ou no hospital com anestesia (histeroscopia cirúrgica). Leia mais

Ginecologia

Nos últimos anos houve expressiva mudança no estilo de vida da mulher. Além das responsabilidades do lar, há o acúmulo das atividades profissionais. É nitido o maior interesse de nossa sociedade na busca por qualidade de vida, e não há melhor caminho para se atingir uma boa saúde do que a medicina preventiva.

Neste contexto, o ginecologista se destaca como o médico da mulher. É responsável pela realização de exames preventivos (de Papanicolau), pelo planejamento familiar adequado, pela prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, além de atuar em inúmeras doenças do aparelho genital feminino. Vulvo-vaginites, miomas e pólipos uterinos, cistos ovarianos, endometriose, adenomiose, dor pélvica, tensão pré-mentrual, transtornos da menopausa e alterações da menstruação são exemplos da área de atuação do ginecologista.

A Clínica Giordano possui profissionais com formação especializada em Ginecologia, proporcionando prevenção, diagnóstico e tratamento éticos e atualizados para suas pacientes.

Reprodução Humana

O estudo da reprodução humana é parte da medicina que evolui rapidamente. Hoje, cada vez mais, encontramos casais que apresentam dificuldades de conseguir sua gravidez. Estima-se que cerca de 25% dos casais não conseguirá ter filhos.

Vários são os motivos para a infertilidade, mas o atraso para se pensar em gravidez é um dos mais prevalentes nos dias atuais. Com o passar dos anos, a quantidade e a qualidade dos óvulos diminuem. Outras causas prevalentes de infertilidade são: alterações na quantidade e qualidade dos espermatozóides, síndrome dos ovários policísticos, endometriose, obstruções das tubas uterinas, processos inflamatórios, doenças sexualmente transmissíveis, miomas uterinos e alterações genéticas. Leia mais

Mastologia

Sobre Rastreio e Risco do Câncer de Mama
Anualmente, são diagnosticados cerca de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. É o câncer mais incidentes nas mulheres, respondendo por cerca de 22% de todos os casos. Toda mulher, independente da história familiar, a partir dos 40 anos, deve realizar o rastreio da doença através da Mamografia, de preferência anualmente. Em alguns casos o auxílio da Ultrassonografia mamária e mais raramente da Ressonância Magnética podem ser necessários. Raríssimas são as condições que impossibilitam a realização do exame. Frequentemente somos questionados sobre a viabilidade da mamografia em pacientes com prótese mamária. É importante esclarecer que essas pacientes podem e devem realizar a Mamografia de rastreio. A Ressonância Magnética estaria reservada aos casos em que se faz necessária a avaliação da integridade das próteses ou quando a Mamografia e Ultrassonografia não foram capazes de elucidar determinada alteração. Leia mais

Climatério

Climatério é o período da vida da mulher que está situado entre a fase reprodutiva (com capacidade de gestação) e a fase seguinte, com perda desta capacidade. Este período coincide com o término das menstruações.

Por conseguinte, menopausa (ausência de menstruações), é um marco inserido entre o término da vida reprodutiva e a fase que lhe sucede.

Por que surge a menopausa?

De maneira muito sucinta, a menopausa aparece porque há a FALÊNCIA DOS OVÁRIOS. A mulher terá impossibilidade tanto de gestar como de produzir o principal hormônio feminino: o estradiol. Leia mais