Endoscopia Ginecológica

VÍDEO-HISTEROSCOPIA E VIDEOLAPAROSCOPIA

Nos últimos anos, com o avanço tecnológico observado em todos os setores profissionais e ramos da sociedade, a medicina também desenvolveu procedimento minimamente invasivo para o tratamento de algumas patologias ginecológicas. Neste contexto, foram desenvolvidas modernas tecnologias ópticas, de processamento de imagem e de transmissão de luz, denominando-se Endoscopia Ginecológica. Este ramo consiste na realização da vídeo-histeroscopia e/ou videolaparoscopia. Estas modernas intervenções médicas permitem adequado tratamento de patologias femininas com inúmeros benefícios à mulher, entre eles o rápido retorno aos seus afazeres diários, menor cicatriz (ou nenhuma) e menor tempo de permanência no hospital.

A vídeo-histeroscopia é um procedimento endoscópico realizado no consultório (histeroscopia diagnóstica) ou no hospital com anestesia (histeroscopia cirúrgica).

Quando realizada no consultório, é considerado um exame eficaz para o estudo da cavidade uterina e do canal cervical em mulheres com indicação deste procedimento. Neste caso utilizamos um óptica com 2,9mm (ou inferior) de diâmetro para visualização do interior do canal cervical e do útero.

Há casos onde a vídeo-histeroscopia cirúrgica é a indicação formal e aqui, o procedimento deve ser realizado com anestesia/sedação, preferencialmente em regime hospitalar. É indicada para tratamento de patologias uterinas e endometriais como os miomas e pólipos, ou quando o procedimento diagnóstico é doloroso para a paciente, necessitando anestesia para avaliação interna do útero. Habitualmente a mulher é internada e recebe alta hospitalar no mesmo dia.

O seu médico irá determinar quando você deve realizar a vídeo-histeroscopia diagnóstica ou cirúrgica. As principais indicações, nos dias de hoje, são sangramento genital irregular antes da menopausa, sangramento genital após a menopausa, espessamento do endométrio à ultrassonografia, infertilidade entre outras.

A videolaparoscopia permite a avaliação da cavidade abdominal e pélvica sem a necessidade de extensas cicatrizes. É feita no centro cirúrgico com anestesia geral e pode ser indicada para o diagnóstico e tratamento de algumas patologias. Entre elas: endometriose, miomas uterinos, retirada do útero, doenças dos ovários e trompas, nos casos de dor pélvica crônica (persistente) e infertilidade.

A Clínica Giordano propicia o tratamento endoscópico das diversas patologias femininas, sempre com foco na abordagem minimamente invasiva, pautada na ética e nos conhecimentos atuais e baseados em evidências científicas consistentes.