Climatério

Climatério é o período da vida da mulher que está situado entre a fase reprodutiva (com capacidade de gestação) e a fase seguinte, com perda desta capacidade. Este período coincide com o término das menstruações.

Por conseguinte, menopausa (ausência de menstruações), é um marco inserido entre o término da vida reprodutiva e a fase que lhe sucede.

Por que surge a menopausa?

De maneira muito sucinta, a menopausa aparece porque há a FALÊNCIA DOS OVÁRIOS. A mulher terá impossibilidade tanto de gestar como de produzir o principal hormônio feminino: o estradiol.

Após 50 anos de atuação na prática e ensino médicos, em especial na ginecologia, afirmamos, categoricamente, que os ovários na pós-menopausa (após dois, três ou cinco anos) não são, em absoluto, órgãos importantes para produção dos hormônios femininos (o principal, o estrogênio) e os hormônios masculinos (testosterona e androstenediona). Esta função é delegada às glândulas adrenais.

O que acontece então?

Várias mulheres (dizemos que muitas) se ressentem desta carência hormonal.

Surgem sintomas vasomotores (calores, sudorese), insônia, irritabilidade (“curto-circuito” no sistema nervoso central) e muitos outros.

Coincidentemente, aparecem doenças: cardiovasculares, osteopenia e osteopororse, ressecamento e atrofia da pele, queda dos pelos, “esquecimentos” (perda progressiva da memória) e doença de Alzheimer, entre outras.

Qual a explicação?

Todos, repetimos, todos os setores do organismo feminino possuem receptores (lugar de acoplamento dos hormônios para exercerem efeitos benéficos). Faltando estes hormônios, todos, insistimos, todos os setores do organismo se ressentem da carência hormonal. Com o passar dos anos é possível que as adrenais suplementem parcialmente este déficit.

Por isso, muitas mulheres se beneficiarão do uso, (pelo menos por determinado período), da terapia de reposição hormonal que deverá ser, criteriosamente, administrada por médico especialista nesta área da medicina e da ginecologia.

Em paralelo, surgem doenças eventualmente presentes neste período: câncer de mama, câncer de ovário, câncer do útero (especificamente câncer endometrial, da mucosa de revestimento da cavidade uterina), além das outras condições referidas acima, e várias outras. O ginecologista é o médico direcionado ao atendimento das mulheres e o mais bem preparado para rastrear e tratar todas estas doenças.

Em resumo!

É muito importante a assistência às mulheres no início do climatério e até o término de suas vidas. Assim, as mulheres viverão mais e melhor pois, pelo menos 1/3 à metade de suas vidas, transcorrerá neste período, após a menopausa. Pelo menos uma consulta anual, eventualmente mais, será necessária para o bom acompanhamento destas mulheres.